Para controlar o apetite na correria do dia a dia, sempre falta tempo para realizar uma boa refeição ou preparar um prato diversificado, o que facilita a adoção de maus hábitos alimentares.
Essa rotina exaustiva, com constantes situações de estresse e ansiedade, aliada à alimentação inadequada, pode desregular os hormônios, provocando situações em que confundimos a vontade de comer com a real necessidade de se alimentar.
Apesar de comer bastante, muitas vezes continuamos com fome. Ou seja, o volume de alimentos ingeridos não satisfaz, tornando difícil controlar o próprio apetite.
Saiba Mais: Conheça o Emagrecedor Natural que Acelera o Metabolismo, Inibe o Apetite e a Elimina Gordura Localizada.
Sumário
Dicas para contornar essas situações:
Saciedade
A sensação de saciedade é de extrema importância para evitar que a gente coma mais do que realmente deveria.
Em outras palavras, pode-se dizer que a saciedade é uma resposta do nosso organismo para avisar que não é mais preciso comer, evitando problemas como o ganho excessivo de peso, por exemplo, já que todo alimento em excesso – se não utilizado para gerar energia – se acumula na forma de gordura.
Alimentos que dão saciedade
- Saladas de folhas cruas: por serem ricas em fibras e exigir boa mastigação, estimulam a sensação de saciedade.
- Frutas (especialmente com casca, como a maçã), aveia, chia e linhaça: são ricas em fibras que regulam o apetite.
- Castanhas, nozes, amêndoas e outras oleaginosas: são ricas em gorduras do bem, que são digeridas mais devagar, promovendo sensação de saciedade.
- Alimentos ricos em cromo, como cereais integrais, levedo de cerveja, fígado e queijo: esse mineral melhora a resistência à insulina (hormônio que transporta a glicose para dentro das células), diminuindo a vontade de comer massas e doces.
- Coco seco em pedaços e vegetais crocantes, como cenoura e pepino: além de serem boas opções para aperitivos ou lanches, são ricos em fibras e estimulam a mastigação.
LEIA TAMBÉM: 20 Recitas de Suco DETOX que ajudam a Emagrecer
Controle os Doces
Consumir um docinho de vez em quando não mata ninguém, inclusive porque ao consumi-los a produção de serotonina é estimulada, um hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
Então não exagere! Por serem ricos em açúcar, quando ingeridos em alta quantidade, esses doces podem causar vontade de comer cada vez mais, por isso é tão difícil controlar a vontade de comê-los.
Além de favorecer o ganho de peso, o excesso de doces provoca o surgimento de diversas doenças, especialmente diabete.
Prefira doces mais saudáveis, confira nossas receitas fit e aproveite para comer docinhos de forma moderada.
Mastigue direito para controlar o apetite
Mastigue até que os alimentos estejam completamente triturados e percam sua forma, isso equivale a cerca de 40 mastigações por vez.
Se for necessário, comece a contar quantas vezes mastiga e atente-se à sua mastigação.
Isso é importante para estimular a saciedade e evitar que pedaços de comida cheguem ao estômago, provocando indigestão.
Comer devagar também é fundamental, já que enquanto mastigamos o corpo se prepara para receber os nutrientes do alimento e o cérebro envia a mensagem de saciedade.
SAIBA MAIS: 20 Dicas para Emagrecer Rápido e com Saúde
Hidrate-se para controlar o apetite
Você sabia que fome pode ser desidratação? Isso porque o sistema nervoso confunde as sensações.
Ou seja, sabe que o organismo precisa de algo, mas não detecta bem se é fome ou sede.
Isso é muito comum, principalmente porque a maior parte das pessoas tem dificuldade para beber a quantidade adequada de água.
Em média, devemos beber 2 litros de água por dia.
Você tem dificuldade para controlar o apetite ou sente vontade de comer a toda hora? Deixe um comentário contanto para a gente!